segunda-feira, 9 de maio de 2011

Tomates Secos - Marilia Galvão



Faz tempo que venho pensando em contar para o mundo como se faz tomates secos em casa. Ficam divinos. Depois que você os fizer e dividir com quem ama, não mais poderá parar, tal a emoção não só de quem faz como a de quem recebe.
Comigo, tudo começou no boca a boca de meu genro Luciano, excelente cozinheiro e gourmet, o que deu maior credibilidade ao feito. Após prová-los e, eventualmente, ser presenteado com os referidos, iniciou uma campanha. Dissuadir os amigos, quando reunidos para jantar fora, de escolher pratos com tomates secos na composição. A justificativa – Bons só os que a sogra faz.
Acredito que o sucesso dos – meus tomates secos – esteja no resultado de uma alquimia, uma mudança meio mágica. Eu, enquanto administro esse processo, sinto-me um pouco bruxa, o olhar constante no processo artesanal. No pensamento a visão do sorriso nos rostos dos felizardos que os comerão.
Antes de tomar conhecimento da receita, quero lembrar ao leitor a importância do planejamento e os cuidados com os detalhes, a começar pelas providências dos ingredientes e utensílios.
Tempo e paciência também são requisitos necessários. Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição. Os tomates se chamam de secos, porque são desidratados em fogo baixo, por um tempo aproximado de quatro horas.
Os Ingredientes: -3 kg de tomates maduros, porém firmes;- 5 colheres de sopa de açúcar;- 2 colheres de sopa de sal;- temperos a gosto: alho picado, orégano, louro;- azeite ( para cobri-los depois).
O Modo de Fazer em quatro etapas :1ª – Misture o açúcar com o sal e reserve. Corte os tomates ao meio. Retire a parte interna e as sementes. Arrume-os com a parte côncava para cima em assadeiras. Polvilhe-os com a mistura de açúcar e sal. Forno em 180º por 45 min.
Na 2ª – Retire do forno, escorra a água que se soltou dos tomates, coloque-os de volta. Temperatura 180º - 45 min.
Nesta terceira fase, eles já estarão secando. Ponha-os com a parte côncava para baixo. Temperatura – 150º - 45 min.
Para finalizar, última etapa. Vire-os novamente, coloque sobre cada tomate: alho picado, orégano e um fio de azeite. Temperatura- 150º - 45 min.
Após esfriarem, arrume-os dentro de vidros esterilizados, com uma opcional folha de louro e cubra-os com um bom azeite.
O resultado surpreende pelo sabor e pelo visual. Uma transformação. Pela lentidão com que é feito, o tomate, ao ficar seco, libera o que se chama de precursores do sabor. Intenso é a palavra.
Há inúmeras sugestões culinárias para o uso da iguaria, a seguir deixo uma que considero simples e perfeita para qualquer ocasião, além do mais, parece uma poesia : Brie, figo e tomate seco em leito de alface.
Em um leito de alface vermelha e verde, crespa e lisa,
Deitar lâminas de queijo brie junto a fatias de figo maduro
E pedaços de tomate seco.
Com essa salada, um prato de massa e um copo de bom vinho, acabam-se todos os problemas do mundo. E, se lá fora estiver chovendo, que dia lindo!

2 comentários:

  1. Testarei... Adoro receitas! E esta parece divina!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Teste mesmo, vais conquistar também pelo afeto demonstrado.Cozinhar para os outros é um ato de amor.
    Marilia

    ResponderExcluir

Comente: